18 de março de 2015

Como fazer uma cabeceira estofada

Depois que casei, meu quarto ficou um longo tempo sem decoração. As únicas coisas que haviam era a cama e o guarda-roupas. Eu tinha outras prioridades para a casa e a grana era curta.
Assim que as coisas foram se encaixando, fui comprando cortinas, tapete e pude pensar com carinho na cabeceira. 
A cabeceira é o ator principal do quarto. Eu queria algo diferente e que trouxesse aconchego. Foi aí que pensei numa cabeceira estofada. Fofinha para encostar e ler um livro antes de dormir ou mesmo assistir TV.
Eu amo minha cabeceira por dois motivos: Ela é linda e feita por mim! rsrsrsrs
Vou dar a receitinha para fazer a sua também.

Material:

1. Chapa de MDF ou madeirite de 9 mm cortada em quadrados ou retângulos conforme sua preferência (eu comprei na Leroy Merlin as chapas já cortadas com medida de 40 cm x 40 cm. Eles cortam na medida que você precisar e é na hora)

2. Espuma com espessura de 3 cm na mesma medida da chapa (comprei a espuma cortada na medida que eu precisava na Rua do Gasômetro, Brás, São Paulo, SP). Se achar na sua cidade um local onde já venda cortada, vai facilitar muito.

3. Cola de contato (muito conhecida como "cola de sapateiro")

4. Tecido de sua preferência (suede ou couro sintético são boas escolhas)

5. Grampeador de tapeceiro

6. Velcro com largura mínima de 5 cm 

Como fazer:

O processo todo é muito parecido com encapar assento de cadeira.
Cole a espuma na chapa com um pouco de cola de contato. Com a espuma fixada na chapa, fica muito mais fácil de trabalhar, pois a espuma não fica se deslocando durante a fixação do tecido.
Corte o tecido com folga suficiente para poder grampear na chapa. Em média 5 cm é suficiente (como minha chapa tinha 40 cm x 40 cm, o tecido foi cortado com 45 cm x 45 cm). Forre a espuma e prenda com o grampeador na madeira. Recomendo não grampear muito espaçado para manter os cantos arredondados do forro bem uniformes.




Como fixar na parede

Com os módulo prontos, prenda tiras ou pedaços de velcro (parte "acarpetada") na madeira com o grampeador. Cole na parede a outra parte do velcro com a cola de contato. Espere alguns minutos para secar e fixe a peça. Faça o mesmo procedimento com cada peça até obter sua cabeceira completa. Eu optei por uma cabeceira até o teto mas você pode, também, fazer uma composição formando uma cabeceira baixa.



O custo ficou de cada módulo ficou por volta de R$20,00. Na ETNA eu vi um módulo similar por R$49,99. 

Enjoy!

3 comentários:

  1. Olá
    Vou fazer minha cabeceira em breve, e ía parafusá-la na parede, mas achei seu post e fiquei na dúvida agora.
    Como está sua cabeceira? O velcro está aguentando bem ou algum módulo já caiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamy! A cabeceira está intacta! Não caiu nenhum módulo. Quando você for comprar o velcro, informe ao vendedor que você precisa de um velcro mais resistente (pois existem vários tipos de velcro para aguentar diversos tipos de peso). Existe um velcro (bem resistente) com dupla face. Essa dupla face não aguenta o peso do módulo na parede. Prefira colar o velcro na parede com cola de contato (cola de sapateiro) pois essa é mais resistente. Outra dica: o velcro que vai no módulo, além de colar com a cola de sapateiro, eu grampeei as pontas e centro da tira de velcro (para garantir). Se tiver mais dúvidas é só perguntar ;-) Ahh, não esqueça de curtir nossa página no face www.facebook.com/reformarelampago bjsss

      Excluir
  2. Oi Dani boa tarde, gostaria de saber a densidade da espuma que comprou e quanto pagou na madeira em cada placa, na verdade só de curiosidade mesmo já que faz tanto tempo ahhaha bjs e ficou lindaaaaaaa

    ResponderExcluir